Implantes dentários

Tratamentos 🡢 Implantes dentários

Conheça os implantes dentários

Os implantes dentários são pequenas estruturas metálicas feitas de titânio, inseridas na gengiva do paciente para preencher o espaço de dentes perdidos com o passar dos anos, seja por fatores externos ou devido à ação do tempo.

Por conta da perda dentária, a pessoa sofre com dificuldades no seu dia a dia, especialmente na alimentação, pois a mastigação e mordida são prejudicadas, assim como na fala.

Através de um planejamento totalmente individualizado, o dentista consegue aplicar um tratamento que traga resultados satisfatórios à qualidade de vida do paciente, reabilitando seu sorriso.

Fatores que levam à perda dentária precoce

A perda dentária precoce é um problema comum no Brasil, uma pesquisa feita em 2018 pelo IBGE e Ibope, apontou que cerca de 39 milhões usam próteses dentárias e uma em cada cinco, se encontram entre 25 e 44 anos.

Dentre os principais fatores que levam a esta perda precoce dos dentes, estão:

  • Alimentação desregulada (rica em açúcares e sódio);
  • Falta de visitas ao dentista para um check-up ou limpeza;
  • Má higiene bucal;
  • Tabagismo.

Dentre os fatores citados, a falta ou má higiene bucal é um dos principais fatores que levam à queda dos dentes, visto que este hábito favorece a proliferação de bactérias e doenças nocivas à gengiva, que impactam diretamente na estrutura dentária.

Vale destacar, também, que uma única atitude ou a combinação destes fatores, prejudicam severamente a saúde bucal a médio e longo prazo. Por isso, é fundamental que a pessoa fique atenta com as idas ao dentista ou quaisquer sintomas que sinta.

Como funciona o tratamento com implantes dentários?

O tratamento com implantes dentários é dividido em etapas, uma vez que todo o processo demanda alguns meses, tendo em vista que o paciente terá de passar por uma adaptação da estrutura metálica.

Primeiramente, o dentista irá avaliar toda a estrutura bucal do paciente, a fim de detectar se outros dentes estão comprometidos ou foram afetados pelas bactérias causadoras desta condição.

Caso não outros problemas não sejam diagnosticados, exames de imagem podem ser solicitados, com o objetivo de avaliar se há a presença óssea, pois muitas pessoas tendem perder a densidade do osso na gengiva, impossibilitando a inserção do implante.

Após a avaliação e sem nenhum outro problema encontrado, o dentista realiza uma pequena cirurgia para a inserção do implante sobre o osso da gengiva, que consiste em um pequeno corte para que a estrutura metálica seja fixada.

Com o pino inserido na gengiva, o paciente precisa passar por um processo de adaptação para que o organismo reconheça o corpo estranho, algo que leva de 4 a 6 meses dependendo da quantidade de implantes.

Vale destacar que toda esta fase é acompanhada de perto pelo dentista, que está sempre orientando e tirando dúvidas do paciente quanto ao processo.

Após alguns meses de adaptação, o dentista confecciona uma prótese ou uma coroa dentária para que o pino não fique mais exposto na boca do paciente. Desta forma, com a fixação desta estrutura, é possível recuperar os movimentos mastigatórios e de fala, que foram afetados pela perda dentária.

Mesmo depois do tratamento, é fundamental que o paciente continue suas visitas ao dentista para evitar que outros problemas surjam e a pessoa tenha uma melhor qualidade de vida.

Tipos de implantes dentários

Existem diversos tipos de implantes dentários que, embora tenham a mesma finalidade de reabilitar as funções e estética do paciente, são indicados para quadros distintos.

Implante dentário simples

O tipo mais comum de implante dentário, onde apenas um pino é inserido sobre a gengiva, indicado para pessoas que perderam apenas um dente ou mais de um, em diferentes áreas da arcada dentária.

Implante com prótese parcial

Indicado para pessoas que perderam dois ou mais dentes de forma consecutiva, ou seja, um ao lado do outro. Neste tipo de tratamento, de dois a três pinos são inseridos e uma prótese parcial é fixada sobre a estrutura metálica.

Este tipo de tratamento é uma alternativa às próteses roach e flexíveis, trazendo mais conforto e uma maior estabilidade ao sorriso.

Implante com prótese de protocolo

Seguido pelo unitário, este tipo de implante dentário é o mais utilizado na odontologia, uma vez que são inseridos de quatro a seis pinos na gengiva do paciente e, em seguida, uma prótese total é fixada.

Este tratamento é indicado para pessoas que perderam todos os dentes da boca. Esta abordagem permite facilidades na higienização e reabilitam a saúde bucal do paciente, seja na mastigação ou na autoestima.

Implante tipo overdenture

Caracterizado por ser removível, esse tipo de implante acompanha uma prótese que se encaixa nos pinos, trazendo estabilidade e conforto no dia a dia.

Este tipo é indicado para pessoas que já estão acostumadas com o uso de próteses totais e preferem retirá-las para dormir ou para fazer a higienização adequada.

Como funciona o tratamento com implantes dentários?

Os implantes dentários trazem diversos benefícios à saúde geral do paciente e adotar este tipo de tratamento é fundamental para recuperar a autoestima e as funções mastigatórias.

Quando há a deficiência dentária, a pessoa tem dificuldade para morder uma maçã, por exemplo, ou até mesmo sorrir em público, interferindo na sua interação social.

Por meio de um tratamento totalmente personalizado, com o dentista sempre orientando e tirando dúvidas, é possível recuperar o prazer em sorrir novamente e o paciente volte a comer o que sempre quis.

Vale destacar que, mesmo após passar pelo procedimento de inserção de implantes, é fundamental que o paciente mantenha visitas regulares ao dentista, uma vez que ter o acompanhamento periódico é fundamental para evitar o surgimento de outros problemas bucais e, consequentemente, novas perdas dentárias.

Conte com o atendimento especializado em implantes dentários do Instituto Marciano e agende sua consulta.

Agende sua consulta com um especialista

Clique no botão ou entre em contato conosco através do nosso telefone e WhatsApp.