Facetas dentárias
Tratamentos 🡢 Facetas dentárias
Conheça as facetas dentárias
As facetas dentárias são pequenas próteses feitas de porcelana ou resina, confeccionadas de forma personalizada, com o objetivo de corrigir o tamanho, cor e formato dos dentes. Este procedimento atua na mudança da aparência do sorriso, através de um processo indolor e individualizado.
Mesmo que sejam similares com as lentes de contato, as facetas dentárias são um pouco mais grossas, medindo cerca de 0,7mm, mas trazendo resultados satisfatórios aos pacientes que desejam recuperar imperfeições nos dentes e melhorar sua autoestima.
Este tratamento é indicado para pessoas que sofrem com alterações no sorriso, seja em função de hábitos nocivos à saúde bucal, como a falta de escovação, tabagismo ou alimentação desregulada.
A diferença entre facetas de resina e porcelana
Apesar de terem a mesma finalidade, a aplicação da faceta de resina difere da porcelana. No primeiro, o dentista modela o material diretamente no dente, de maneira que preencha os espaços e melhore o formato do sorriso.
Já na porcelana, as pequenas próteses são confeccionadas com base em informações obtidas na análise inicial do tratamento, de maneira que sejam coladas sobre o esmalte dentário.
Como funciona o tratamento com facetas dentárias?
O processo inicia-se com uma análise de toda a estrutura bucal do paciente, a fim de diagnosticar alguma condição nociva que impeça a aplicação das facetas dentárias. Caso seja encontrada a presença de cáries ou doenças gengivais, é preciso tratar estes problemas antes de iniciar a abordagem estética.
Embora o check-up preventivo digital seja indicado para todas as pessoas que desejam preservar a saúde bucal e não sofrerem com surpresas desagradáveis, as gestantes são pacientes que devem ir ao dentista durante esta etapa tão especial da vida.
Durante a gravidez, ocorrem diversas alterações hormonais, que provocam alterações na mucosa oral e imunidade, favorecendo o desenvolvimento de doenças gengivais que podem prejudicar a saúde da mãe e bebê.
Com o acompanhamento odontológico, o dentista consegue orientar e realizar um tratamento específico para gestantes, a fim de preservar a integridade do bebê e promover uma gestação segura e sem sustos.
Por isso, é fundamental que o dentista acompanhe de perto a gravidez da paciente, uma vez que este profissional também pode orientar a futura mamãe para com cuidados com a saúde bucal da criança no futuro também.
Em quais casos as facetas dentárias são indicadas?
As facetas dentárias são indicadas em diversos casos para a correção e melhora estética do sorriso, tais como:
O escurecimento e manchas nos dentes são causados por hábitos nocivos praticados pelo paciente. A falta de escovação, assim como alimentação com o excesso de alimentos e bebidas pigmentadas, somadas com o tabagismo, podem trazer consequências severas à saúde bucal.
Além do escurecimento dentário, cáries e doenças gengivais podem surgir e comprometer a saúde dos dentes, podendo causar infecções. Por este motivo, é fundamental que o dentista realize uma avaliação minuciosa antes de submeter o paciente ao tratamento com facetas dentárias.
Dentes tortos ou desiguais é resultado do crescimento desordenado dos dentes permanentes e em função de alterações oclusais. Caso o paciente não queira optar pelo tratamento ortodôntico, as facetas dentárias se tornam uma opção mais cômoda e rápida para tal condição.
Vale destacar que, se a má oclusão for muito severa, é preciso do tratamento ortodôntico para alinhamento dos dentes e, caso o paciente não esteja satisfeito com a estética após o uso de aparelhos, as facetas podem ajudar.
Os diastemas são pequenos espaços que prejudicam a estética do dente, principalmente os da frente, que compõem o sorriso do paciente. Com a aplicação das facetas dentárias, é possível corrigir o formato e preencher esta lacuna, proporcionando naturalidade e melhora na autoestima da pessoa.
Cuidados com as facetas dentárias após o tratamento
As facetas dentárias, apesar de revitalizarem diversos aspectos do sorriso, precisam de cuidados diários e cabe ao dentista orientar o paciente para que a adoção de hábitos em prol da saúde bucal seja feita.
Portanto, é fundamental manter a rotina de escovar os dentes após as refeições, assim como utilizar o fio dental para complementar a higiene. Além disso, nos primeiros dias após o processo de inserção, é preciso evitar o consumo de bebidas e comidas com corantes muito fortes, pois estes podem manchar os dentes.
O tabagismo também é outro hábito que deve ser abolido, uma vez que este tipo de vício prejudica não só a saúde bucal, mas também o bem-estar geral do paciente, predispondo o mesmo a diversas doenças.
Vale destacar que as visitas ao consultório do dentista são essenciais para a realização de um check-up preventivo digital ou uma limpeza profunda, a fim de evitar que problemas bucais surjam e comprometam a saúde bucal do paciente. Por isso, a prevenção e os cuidados no dia a dia são as melhoras ferramentas para evitar problemas.
Existem contraindicações?
As contraindicações para as facetas dentárias devem ser identificadas pelo dentista durante a avaliação inicial no consultório. Não se deve se submeter ao tratamento pacientes que possuem:
- Cáries;
- Doença periodontal;
- Infecções no canal dentário.
Pessoas que sofrem com tais problemas devem passar pelo tratamento prévio e, somente após sanar a condição apresentada, que a técnica estética deve ser aplicada. Desta forma, é possível evitar complicações no futuro que possam prejudicar toda a qualidade de vida da pessoa, fazendo com que seja submetida a procedimentos cirúrgicos e de longa recuperação.
No Instituto Marciano, contamos com profissionais experientes e especializados em diversos tratamentos odontológicos para sanar quaisquer problemas que possam prejudicar sua saúde bucal.
Agende sua consulta com um especialista
Clique no botão ou entre em contato conosco através do nosso telefone e WhatsApp.