Ortodontia
Especialidades 🡢 Ortodontia
Conheça a ortodontia
A ortodontia é uma especialidade da odontologia que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas que acometem a funcionalidade da boca, como a mastigação e a fala.
Por meio do uso de aparelhos ortodônticos e um acompanhamento próximo do paciente, é possÃvel corrigir quaisquer alterações nos dentes e recuperar a qualidade de vida da pessoa.
A importância do acompanhamento ortodôntico preventivo
Ter o acompanhamento de um especialista em ortodontia desde os primeiros anos de vida é fundamental para que o profissional possa acompanhar todo o desenvolvimento dos dentes e ossos da face.
Caso algum problema seja encontrado nessa etapa, o tratamento ortodôntico é mais eficiente devido à s medidas adotadas ainda no inÃcio do seu desenvolvimento, fazendo com que os aparelhos ou alinhadores invisÃveis consigam acompanhar todo o crescimento ósseo do paciente.
Mesmo se o paciente não tiver o acompanhamento desde cedo, a ortodontia ainda pode ajudar, com uma abordagem e técnicas diferentes.
Principais causas das alterações bucais
As alterações bucais, sejam aquelas que provocam dentes tortos ou que interferem na simetria da mordida podem ser causadas por diversos fatores que vão além dos aspectos genéticos e podem estar ligados com traumas na face, perda de dentes de leite antes da hora e falta de dentes permanentes, deixando um espaço vazio na arcada.
Hábitos nocivos, como utilizar chupeta por muitos anos ou chupar o dedo, também são atitudes que colaboram para um desenvolvimento incorreto da arcada dentária e favorecem problemas ortodônticos.
A respiração pela boca também é uma das causas de alterações bucais, uma vez que isso interfere no desenvolvimento dos ossos da face, especialmente na infância.
Em alguns casos, as alterações bucais podem ser causadas por fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, que levam a pessoa a ranger e pressionar os dentes, uma condição que necessita do acompanhamento multidisciplinar, com o ortodontista e um psicólogo.
Condições tratadas pela ortodontia
A ortodontia trata uma série de problemas que interferem na harmonia da saúde bucal e prejudicam hábitos comuns no dia a dia do paciente, como falar e comer. Dentre as principais condições tratadas, estão:
O bruxismo é uma condição na qual o paciente range e tensiona os dentes de forma inconsciente. Este problema pode estar relacionado com fatores emocionais ou em função da má oclusão dentária, se tornando um sintoma desencadeado por um quadro primário.
À medida em que esta sÃndrome progride, os dentes se desgastam e podem apresentar rachaduras, comprometendo a estrutura e sendo necessária a extração do mesmo.
O tratamento precoce é fundamental para evitar a progressão para um estágio mais avançado que comprometa a saúde bucal do paciente.
Com o acompanhamento do especialista em ortodontia, placas miorrelaxantes são confeccionadas para evitar o atrito entre os dentes e/ou aparelhos ortodônticos para tratar esta sÃndrome. Se o bruxismo estiver ligado com causas multifatoriais, como o estresse e ansiedade, o tratamento multidisciplinar é fundamental para a recuperação do paciente.
Os dentes tortos podem ter diversas causas, desde hábitos na infância ou vida adulta, hereditariedade e até pouco espaço na arcada dentária.
Quando este problema ocorre, o paciente pode sofrer com problemas de autoestima, além de dificuldades funcionais, seja para comer ou praticar a higiene bucal.
Devido ao posicionamento incorreto, a limpeza é dificultada e não é tão eficiente, favorecendo o acúmulo de resÃduos em locais onde as cerdas da escova não conseguem remover a sujeira, resultando na proliferação de cáries.
Com o tratamento ortodôntico, é possÃvel corrigir o posicionamento dentário e recuperar a autoestima do paciente, assim como eliminar suas dificuldades higiênicas.
Caracterizado pelo espaço exagerado entre dois ou mais dentes, o diastema é um problema que pode ser observado já na infância, principalmente após o nascimento da dentição permanente.
Esta condição pode causar problemas de fala e prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária, favorecendo outras condições que interferem nos ossos da face.
A má oclusão é uma condição causada pela assimetria entre as arcadas dentárias (superior e inferior), prejudicando a mordida do paciente. Este problema favorece o desenvolvimento de quadros secundários, como o bruxismo, além de causar incômodos recorrentes à saúde bucal da pessoa.
Com o acompanhamento de um especialista em ortodontia, é possÃvel alinhar as arcadas dentárias e corrigir a mordida da pessoa com o uso de aparelhos ou alinhadores invisÃveis.
Aparelhos invisÃveis e a ortodontia
Os aparelhos invisÃveis são pequenas placas que são confeccionadas a partir da tecnologia 3D e reproduzem a arcada dentária do paciente com exatidão. Conforme o tratamento avança, novas moldeiras são entregues para pessoa para que o processo de alinhamento do sorriso continue.
Estes alinhadores são desenvolvidos na medida para de encaixarem na arcada dentária e aplicarem uma tensão que, gradativamente, corrige uma série de condições que interferem na qualidade de vida do paciente.
Todo o tratamento é feito de forma prática e proporciona facilidades para o dia a dia da pessoa, como a remoção das placas para escovar os dentes ou durante as refeições.
Conforme o paciente progride e seus dentes vão se alinhando, novas placas são entregues para que o processo de correção dentária ocorra.
Aparelhos convencionais x Aparelhos invisÃveis
Os aparelhos convencionais são aqueles que utilizam fios metálicos e bráquetes para tratar os diferentes problemas ortodônticos que prejudicam a saúde bucal.
É preciso do acompanhamento periódico do especialista em ortodontia para ajustes no aparelho, uma vez que à medida em que a arcada dentária é corrigida, os fios metálicos são reajustados para continuar tensionando os dentes.
Apesar de trazerem os mesmos resultados dos aparelhos convencionais, os alinhadores são mais práticos, pois são removÃveis e discretos, trazendo mais conforto para o dia a dia do paciente.
Como funciona a consulta na ortodontia?
Ao longo da consulta, o especialista em ortodontia irá ter uma breve conversa com o paciente para entender seus hábitos e histórico, uma vez que as causas para problemas ortodônticos podem estar atreladas com o dia a dia da pessoa.
Paciente na consulta com especialista em ortodontiaExames de imagem podem ser solicitados para que o ortodontista consiga avaliar a arcada dentária de forma detalhada e determinar qual o tratamento mais adequado para o sanar a condição que o paciente vem apresentando.
Todo o acompanhamento é feito de forma próxima com o dentista, sempre para dar orientações e aconselhamentos ao longo do tratamento ortodôntico.
Cuidados com os aparelhos ortodônticos
Apesar de os alinhadores transparentes trazerem facilidades para o tratamento ortodôntico, os aparelhos convencionais ainda são muito utilizados e precisam de cuidados diários para preservar a saúde bucal do paciente.
Ao longo das consultas de manutenção, o dentista irá orientar o paciente para que o mesmo escove o aparelho de forma adequada para evitar que resÃduos fiquem presos entre os bráquetes e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento de bactérias nocivas à boca.
Por isso, é fundamental evitar alimentos muito duros, pois eles podem fazer com que o aparelho se desprenda dos dentes ao longo da mastigação. Além disso, escovar bem os dentes após as refeições e utilizar o fio dental, são medidas que devem ser estritamente seguidas por todos, mas especialmente àqueles que fazem o uso de aparelhos fixos.
Mexer no aparelho é outro hábito que deve ser evitado, seja com a lÃngua ou com os dedos, tocar a estrutura metálica pode desregular o ajuste feito pelo ortodontista na consulta e isso prejudica o tratamento.
Agende sua consulta com um especialista
Clique no botão ou entre em contato conosco através do nosso telefone e WhatsApp.